Processo:
- Pic (perfil ideal de cliente)
- Lista leads
- Qualificação (script)
- Funil pre vendas
- Passagem
Objetivo: 50 leads contatados por semana com sucesso (media de dez por dia).
1. PIC
Tamanho: faturamento acima de 360 mil ano com mais de tres funcionários
Cnae: Manutenção e Reparação de Equipamentos e Produtos Não Especificados Anteriormente
Local: Estado de São Paulo
2. Lista de Leads
Lista de leads no site do cnpj biz
https://cnpj.biz/appjs/leads/
Dica: Use o nome das empresas para pesquisar o contato do decisor no google ou linkedin.
3. Roteiro
O objetivo aqui é descartar ou manter o lead atraves da ligaçao. Se ele for adequado, marcamos uma reuniao.
SDR: Oi, é o Joao da mSanders. O (primeiro nome do prospect tomador de decisao) está disponível?
Pausa
Gatekeeper: É sobre o que?
Aqui você pode dizer um dos muitos motivos - o principal ponto de venda da sua empresa ou novos negócios ou se for uma ligação de follow up - "Ah, estou apenas acompanhando um e-mail que enviei para (primeiro nome)". / “Estou apenas atras da resposta de alguns e-mails. Eles saberão do que se trata.
Transferido para cliente em potencial
Introdução: Olá, [Nome do Prospect], meu nome é [Seu Nome] da [Nome da sua Empresa]. Posso te roubar um minuto?
Prospect responde NÃO.
Réplica: Eu entendo que isso pode não ser uma prioridade para você agora, mas a nossa tecnologia esta trazendo resultados tao bons para empresas como a sua, que eu acho que vale a pena voce me dar dois minutos do seu tempo. Se nao fizer sentido, eu nao te ligo novamente.
Apresentação Rápida: Eu faço parte da mSanders, empresa de desenvolvimento de software que ajuda empresas como a sua a melhorar a eficiencia do atendimento tecnico aos seus clientes, a gestão das equipes desse atendimento e as demais areas da sua empresa, das vendas ao RH.
Objetivo: Nosso software ja ajudou empresas do seu ramo a diminuir custos automatizando processos e melhorando a tomada de decisoes, o que acaba aumentando as vendas. A gente faz isso atraves de um app feito para a sua empresa.
Acredito que uma conversa mais detalhada seria valiosa para explorar como isso poderia beneficiar a [Nome da Empresa].
Proposta: Gostaria de marcar uma reunião de 15 minutos amanhã para explicar melhor como nossa solução pode ser adaptada às necessidades da [Nome da Empresa]. Pode ser?
Agendamento: Estou com disponibilidade amanhã às [Opções de Horário], você poderia me confirmar qual horário seria mais conveniente para você?
Encerramento: Excelente, [Nome do Prospect]. Vou enviar um convite para o seu e-mail/whatsapp e aguardo nossa conversa amanhã. Obrigado pelo seu tempo e até breve!
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Use alguma ferramenta (pode ser ate bloco de notas) para saber exatamente a taxa de conversão de cada uma das etapas a seguir; a quantidade em numero ja basta nas tres primeiras etapas. Vamos precisar do nome e demais informaçoes na ultima para o cadastro no crm.
• Selecionados: corresponde ao universo dos leads selecionados para a ação de prospecção
• Contatados: são as empresas que efetivamente puderam ser contatadas, mesmo que apenas a secretária tenha sido alcançada
• Decisores: aquelas empresas cujo decisorfoi encontrado e contatado
• Qualificados: leads que estão suficientemente qualificados para passar pro executivo de vendas, ou seja, possui fit (conseguimos atendê-los) e interesse (querem dar o próximo passo)
“Quem não mede, não gerencia. Quem não gerencia, não melhora”
Para melhorar, você fatalmente vai precisar de indicadores tais como:
• numero de contato feitos
• % contatos com sucesso (respondidos)
• % decisores encontrados
• % decisores qualificados
• % reuniões marcadas
5.
Reuniao marcada agora é hora de passar o bastão adicionando o lead no funil de vendas do crm.