[vc_row][vc_column offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][vc_column_text]A coisa mais frustrante que pode acontecer com um empresario é levar um calote. E a melhor forma de um calote voce não levar, é um calote voce previnir. Mas como?
Neste post vamos aprender um processo simples e prático para voce implantar na sua empresa e evitar calote de clientes.
A primeira coisa que a gente tem que entender aqui é o seguinte: conceder prazo de pagamento para o seu cliente é conceder credito para o seu cliente. Quanto maior o credito maior o risco. O que voce esta fazendo para compensar ou diminuir os riscos de conceder credito ao seu cliente?[/vc_column_text][ld_spacer height=”35px” md_height=”55px”][vc_column_text css=”.vc_custom_1660089043192{margin-bottom: 35px !important;}”]
Importante:
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Só esse indicador basta? Não. O cliente pode nao ter nada na praça hoje, mas e quanto aos anos anteriores? Assim como um única complicação atual nao diz tudo sobre o perfil do cliente.
É fundamental, portanto, pesquisar o histórico de saúde financeira desse cliente antes de você concluir a venda. Existem ferramentas fáceis e eficientes para voce realizar essa analise. Eu recomendo o serviço do Serasa para voce consultar o score, protesto, dívida, cheque que voltou… serve tanto para consultar cnpj quanto cpf e os resultados são bem completos.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-12″][ld_spacer height=”20px” md_height=”50px”][ld_images_group_element img_size=”full” image=”4969″][/ld_images_group_element][ld_spacer height=”20px” md_height=”50px”][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][ld_spacer height=”35px”][vc_column_text]
Empresa que está na luz amarela com histórico ruim de pagamento fazemos o contrário: conforme o tempo for passando e o cliente se mostrar um cliente bom pagador, voce vai aumentando aos poucos os prazos e vendas para este cliente. Se não, voce simplesmente se pergunta: se eu levar um calote eu vou ter transtorno?
Se a resposta for sim saiba que vai ser melhor trocar um pagamento a prazo por um bom desconto, se não for possível, o caminho mais seguro vai ser você diminuir a encomenda se trabalha com produto, ou diminuir a complexidade se você trabalha com serviço, para que chegue em um nivel que se você tomar um calote não será um transtorno tão grande para a sua empresa.
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