Skip links

Evitando calotes: guia passo a passo

[vc_row][vc_column offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][vc_column_text]A coisa mais frustrante que pode acontecer com um empresario é levar um calote. E a melhor forma de um calote voce não levar, é um calote voce previnir. Mas como?

Neste post vamos aprender um processo simples e prático para voce implantar na sua empresa e evitar calote de clientes.

A primeira coisa que a gente tem que entender aqui é o seguinte: conceder prazo de pagamento para o seu cliente é conceder credito para o seu cliente. Quanto maior o credito maior o risco. O que voce esta fazendo para compensar ou diminuir os riscos de conceder credito ao seu cliente?[/vc_column_text][ld_spacer height=”35px” md_height=”55px”][vc_column_text css=”.vc_custom_1660089043192{margin-bottom: 35px !important;}”]

Importante:

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-12″ css=”.vc_custom_1601974106506{padding-top: 35px !important;padding-right: 15px !important;padding-bottom: 15px !important;padding-left: 15px !important;background-color: #eff8fa !important;}” responsive_css=”padding_right_medium:0px|padding_left_medium:0px”][vc_row_inner][vc_column_inner offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][vc_column_text css=”.vc_custom_1660089064274{margin-bottom: 15px !important;}”]Erro numero 1 que a maioria das pequenas e medias empresas cometem: não estabelecer um processo interno para analisar esse credito ANTES de a venda acontecer e se preocupar com isso so depois de o cliente desaparecer.[/vc_column_text][vc_separator color=”custom” align=”align_left” el_width=”10″ accent_color=”rgba(0,0,0,0.22)” css=”.vc_custom_1601974056108{margin-top: 0px !important;margin-bottom: 10px !important;}”][vc_column_text]mSanders Tech Labs[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][ld_spacer height=”60px”][vc_column_text]

É fundamental que durante o processo de negociação voce verifique se o seu cliente tem títulos protestados ou cheques devolvidos. Está negociando com o cliente e ele tem cheque devolvido na praça? Sinal vermelho.
 

Só esse indicador basta? Não. O cliente pode nao ter nada na praça hoje, mas e quanto aos anos anteriores? Assim como um única complicação atual nao diz tudo sobre o perfil do cliente.

 

É fundamental, portanto, pesquisar o histórico de saúde financeira desse cliente antes de você concluir a venda. Existem ferramentas fáceis e eficientes para voce realizar essa analise. Eu recomendo o serviço do Serasa para voce consultar o score, protesto, dívida, cheque que voltou… serve tanto para consultar cnpj quanto cpf e os resultados são bem completos.

 
Como eu sempre falo aqui: para voce tomar decisões de qualidade voce vai precisar de dados de qualidade, e ter esse processo de consulta do score para uma venda que está prestes a acontecer é fundamental para voce tomar a decisão certa a partir dos dados certos.
 
Mas e no caso de um cliente que não tem histórico da saúde financeira no Serasa? Talvez o seu cliente seja uma empresa muito nova… em um caso desses, onde eu obtenho dados de qualidade para ter um processo anti calote de qualidade?
 
Aí a gente muda a abordagem: ao inves de pesquisar o historico da empresa a gente pesquisa o historico dos socios. Sera que eles tiveram outros negocios? Como foi a saude financeira destes outros negocios?

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-12″][ld_spacer height=”20px” md_height=”50px”][ld_images_group_element img_size=”full” image=”4969″][/ld_images_group_element][ld_spacer height=”20px” md_height=”50px”][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][ld_spacer height=”35px”][vc_column_text]

Toda negociação sua deve passar por esse processo. Algumas empresas vao ter ficha limpa, outras nem tanto. Tirando os casos extremos, significa que voce vai deixar de vender para empresas que ja tiveram problemas? Claro que não, so significa que agora voce tem uma informaçao de qualidade sobre como voce deve negociar preço e formas de pagamento com uma empresa assim.
 
E como que a gente faz isso? Faz o seguinte: Empresa ficha limpa voce vai conseguir dar mais prazo de pagamento e vender encomendas ou serviços maiores.
 

Empresa que está na luz amarela com histórico ruim de pagamento fazemos o contrário: conforme o tempo for passando e o cliente se mostrar um cliente bom pagador, voce vai aumentando aos poucos os prazos e vendas para este cliente. Se não, voce simplesmente se pergunta: se eu levar um calote eu vou ter transtorno?

 

Se a resposta for sim saiba que vai ser melhor trocar um pagamento a prazo por um bom desconto, se não for possível, o caminho mais seguro vai ser você diminuir a encomenda se trabalha com produto, ou diminuir a complexidade se você trabalha com serviço, para que chegue em um nivel que se você tomar um calote não será um transtorno tão grande para a sua empresa.

 
Tudo isso que discutimos aqui é para voce jogar o jogo de cachorro grande, isso aqui é mentalidade de quem faz e acontece, entao tudo que conversamos aqui deve ser documentado passo a passo e virar um processo interno na sua empresa para ser executado durante as negociaçoes. É seu dever como gestor garantir que isso aconteça.
 
A melhor forma de voce ter os processos de todas as areas da sua empresa organizados e disponíveis para todos do seu time de forma fácil e direta é através de um sistema de processos internos. A mSanders Tech Labs pode desenvolver essa e muitas outras tecnologias para voce ter clareza e poder sobre as areas da sua empresa.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1614769212157{margin-bottom: 40px !important;}” el_id=”download”][vc_column parallax=”yes” scale_from_x=”1.2″ scale_from_y=”1.2″ from_opacity=”1″ scale_to_x=”1″ scale_to_y=”1″ to_opacity=”1″ scale_from_z=”1″ scale_to_z=”1″ gradient_bg_color=”linear-gradient(115deg, rgb(247, 245, 255) 0%, #ebf9ff 100%)” translate_from_y=”100″ parallax_duration=”-=750″][vc_row_inner content_placement=”middle”][vc_column_inner css=”.vc_custom_1605956339665{padding-top: 55px !important;padding-right: 30px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 30px !important;}” offset=”vc_col-lg-offset-1 vc_col-lg-4 vc_col-md-5″ responsive_css=”padding_right_medium:0px|padding_bottom_medium:0px|padding_left_medium:0px”][ld_fancy_heading tag=”h2″ highlight_reset_onhover=”lqd-highlight-reset-onhover” highlight_offset=”7px” use_custom_fonts_title=”true” fs=”text_large:81px|text_small:45px” lh=”text_small:0.9em” margin=”bottom_small:0.75em” highlight_color=”rgba(62, 196, 175, 0.35)”]Podemos te ajudar atransformar o mundo?[/ld_fancy_heading][/vc_column_inner][vc_column_inner offset=”vc_col-lg-offset-1 vc_col-lg-4 vc_col-md-5″ responsive_css=”padding_right_medium:0px|padding_left_medium:0px” css=”.vc_custom_1605956349538{padding-right: 30px !important;padding-left: 30px !important;}”][ld_button style=”btn-solid” title=”Vamos conversar” size=”btn-lg” i_type=”linea” i_hover_reveal=”btn-hover-reveal” i_add_icon=”true” i_icon_linea=”lqd-icn-ess icon-md-arrow-forward” color=”rgb(0, 6, 69)” text_color=”rgb(255, 255, 255)” hover_color=”rgb(67, 32, 145)” fs=”text_small:16px” css=”.vc_custom_1654970772477{margin-bottom: 25px !important;margin-left: 30px !important;}” link=”url:https%3A%2F%2Fmsanders.tech|title:Formul%C3%A1rio|target:%20_blank|”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]

Drag