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Smart Data: como aplicar na prática

[vc_row][vc_column offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][vc_column_text]Todo mundo que conhece smart data concorda que é necessário informação de qualidade para tomarmos decisões de qualidade, mas você sabe me explicar como isso aplicar smart data aí na sua empresa? O caminho fácil para responder a essa pergunta é através da ferramenta SMART, que na verdade é um acrônimo onde cada letra significa uma etapa: sede mensurar assimilar reportar e transformar… nessa ordem!

Aplicando essa ferramenta você vai ter clareza sobre como usar os dados da sua empresa, independentemente do tamanho, para tomar as melhores decisões. O sucesso da tua empresa depende de decisões de qualidade, e decisões de qualidade dependem de dados de qualidade. A ferramenta SMART faz exatamente isso com os seus dados: filtra o que é necessário para você extrair, enfim, fatos dos dados.

Então vamos lá para a primeira letra, o S…[/vc_column_text][ld_spacer height=”35px” md_height=”55px”][vc_column_text css=”.vc_custom_1654966363739{margin-bottom: 35px !important;}”]

Ferramenta SMART

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-12″ css=”.vc_custom_1601974106506{padding-top: 35px !important;padding-right: 15px !important;padding-bottom: 15px !important;padding-left: 15px !important;background-color: #eff8fa !important;}” responsive_css=”padding_right_medium:0px|padding_left_medium:0px”][vc_row_inner][vc_column_inner offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][vc_column_text css=”.vc_custom_1654966414818{margin-bottom: 15px !important;}”]Qual a sede da tua empresa? Uma estratégia e uma decisão baseadas em dados em fatos começa sempre sabendo onde você quer chegar, o que sua empresa precisa muito nesse momento. Em outras palavras: a sede que ela possui.[/vc_column_text][vc_separator color=”custom” align=”align_left” el_width=”10″ accent_color=”rgba(0,0,0,0.22)” css=”.vc_custom_1601974056108{margin-top: 0px !important;margin-bottom: 10px !important;}”][vc_column_text]mSanders Tech Labs[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][ld_spacer height=”60px”][vc_column_text]Então digamos que eu tenha uma lanchonete e a maior sede dela seja vender mais durante o início da semana, quando o movimento é mais parado. Quanto mais específico você for nessa definição, melhor. Não me venha com essa de ‘vender mais’… seja detalhista: preciso de tal coisa, por conta de x coisa, durante tanto tempo e por qual motivo.

Sede definida, próximo passo: mensurar!

Para mensurar tem que ter métrica, e onde está a métrica no seu negócio? Quando você identifica padrões e características em comum de processos e rotinas dentro da sua empresa.

Exemplo: Se minha sede está em aumentar o meu número de clientes em dias de pouco movimento, qual é o padrão das pessoas que consomem o meu produto em dias de movimento baixo? o que elas têm em comum?

Bem, olhei aqui no meu CRM, no meu sistema, no meu food, onde quer que os meus dados sobre clientes estejam organizados e… identifiquei três padrões principais: São jovens, moradores do bairro vila carvalho e quase sempre pedem lanches abaixo de R$ 20.

Informações anotadas: Qual próximo passo? Assimilar!

Se você tivesse que pôr em números ou definir as informações do passo anterior, qual conclusão você chegaria? o que você iria assimilar para aplicar smart data ?

Nesse exemplo está fácil: jovens entre 18 e 25 anos, pedindo lanche barato e moradores do bairro vila carvalho que, olha só: é um bairro que tem uma faculdade aqui na cidade! O que isso pode significar sobre esses clientes? Universitário.

Eu assimilei através dos padrões de consumo para aplicar smart data, mas também posso utilizar informações de comportamentos, hábitos, localização e demografia daquelas pessoas que saciam a sede que eu defini para a minha empresa lá primeiro passo (que é vender mais lanche no início da semana) porque se eu sei qual o tipo de cliente que mata a sede da minha empresa quando ela precisa, então eu já sei em quem preciso focar.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-12″][ld_spacer height=”20px” md_height=”50px”][ld_images_group_element img_size=”full” image=”4969″][/ld_images_group_element][ld_spacer height=”20px” md_height=”50px”][/vc_column][vc_column offset=”vc_col-md-offset-2 vc_col-md-8″][ld_spacer height=”35px”][vc_column_text]Está claro até aqui? Se não tiver, pergunta aqui nos comentários que eu vou te responder.

Muito bem, você passou por todo esse processo que de nada vai adiantar os dados e insights que você obteve se não forem reportados de uma forma que faça sentido para o seu socio, para a empresa que cuida do seu marketing, para o seu funcionário, para o seu cliente, para o seu colega, para o seu chefe. O segredo aqui é garantir que todo esse conhecimento que você adquiriu seja entregue às pessoas certas no formato mais eficiente para você convencê-las da melhor forma no menor tempo. Qual a melhor abordagem para isso?

Narrativa de dados! Mais conhecida como: data story telling

Que é um nome chique para a criação de um pdf que irá comunicar de forma visual o seu argumento da forma mais eficiente possível. A ferramenta gratuita mais fácil, bonita, simples e intuitiva para alcançar esse poder de convencimento visual é o jotform. 

Você entra no site do jotform, insere os seus dados, aperta um botão e acessa os dados de forma visualmente muito bonita e organizada, o que vai ser crucial para você persuadir quem deve ser persuadido e garantir que a sua empresa ou projeto tome o rumo que deve ser tomado.

Recapitulando:

Então depois de eu ter encontrado quem e como será possível saciar a sede da minha empresa, depois de eu ter repassado esses insights para as pessoas que trabalham comigo e fazem a empresa acontecer, agora estamos todos alinhados na mesma estratégia e na mesma visão.

Chegamos ao T, de transformar

Você fez até aqui nada mais nada menos do que a base de um modelo preditivo. Praticamente um cientista de dados.

Partindo do princípio de que todo mundo compra o que está acostumado a sempre comprar (o universitário que pede lanche na concorrência tende a sempre pedir lanche na concorrência) eu, a partir de toda essa técnica do método smart que tratamos aqui, tenho agora que convencer o meu alvo, o meu cliente, de que agora eu sou a melhor opção.

A conclusão óbvia aqui seria expandir o alcance da minha marca para outras pessoas que possuem o mesmo padrão de comportamento e as mesmas característica, mas que ainda não conhecem a minha marca ou produto.

Quando eu sei quem deve ouvir, fica muito mais claro o que eu tenho para falar.

Sua venda mais ficar muito mais fácil e o seus resultados muito maiores.

O que a gente acabou de discutir é basicamente o que as grandes empresas fazem gastando milhões com machine learning, o que o algoritmo das redes sociais faz, onde as maiores campanhas políticas do mundo investem… e que você pode fazer agora gastando quase nada, apenas aplicando essa estratégia.

É claro que uma atitude fundamental para tudo isso dar certo é ter onde inserir, procurar e organizar os seus dados. Sem ter como salvar, organizar e consultar os seus nada funciona. Para isso você vai precisar de um sistema gerenciador para a sua empresa e seus clientes.’

A mSanders Tech Labs é especialista em criar estrategias e desenvolver software para aplicar smart data em seus projetos. Conheça como estamos transformando as empresas do Brasil clicando abaixo:

Até a próxima.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1614769212157{margin-bottom: 40px !important;}” el_id=”download”][vc_column parallax=”yes” scale_from_x=”1.2″ scale_from_y=”1.2″ from_opacity=”1″ scale_to_x=”1″ scale_to_y=”1″ to_opacity=”1″ scale_from_z=”1″ scale_to_z=”1″ gradient_bg_color=”linear-gradient(115deg, rgb(247, 245, 255) 0%, #ebf9ff 100%)” translate_from_y=”100″ parallax_duration=”-=750″][vc_row_inner content_placement=”middle”][vc_column_inner css=”.vc_custom_1605956339665{padding-top: 55px !important;padding-right: 30px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 30px !important;}” offset=”vc_col-lg-offset-1 vc_col-lg-4 vc_col-md-5″ responsive_css=”padding_right_medium:0px|padding_bottom_medium:0px|padding_left_medium:0px”][ld_fancy_heading tag=”h2″ highlight_reset_onhover=”lqd-highlight-reset-onhover” highlight_offset=”7px” use_custom_fonts_title=”true” fs=”text_large:81px|text_small:45px” lh=”text_small:0.9em” margin=”bottom_small:0.75em” highlight_color=”rgba(62, 196, 175, 0.35)”]Podemos te ajudar atransformar o mundo?[/ld_fancy_heading][/vc_column_inner][vc_column_inner offset=”vc_col-lg-offset-1 vc_col-lg-4 vc_col-md-5″ responsive_css=”padding_right_medium:0px|padding_left_medium:0px” css=”.vc_custom_1605956349538{padding-right: 30px !important;padding-left: 30px !important;}”][ld_button style=”btn-solid” title=”Vamos conversar” size=”btn-lg” i_type=”linea” i_hover_reveal=”btn-hover-reveal” i_add_icon=”true” i_icon_linea=”lqd-icn-ess icon-md-arrow-forward” color=”rgb(0, 6, 69)” text_color=”rgb(255, 255, 255)” hover_color=”rgb(67, 32, 145)” fs=”text_small:16px” css=”.vc_custom_1654970772477{margin-bottom: 25px !important;margin-left: 30px !important;}” link=”url:https%3A%2F%2Fmsanders.tech|title:Formul%C3%A1rio|target:%20_blank|”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]

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